ALIMENTOS TERMOGÊNICOS – VOCÊ CONHECE ?
Alimentos termogênicos, são aqueles que têm maior dificuldade em serem digeridos, e, dessa forma solicitam mais energia ao organismo. Eles obrigam o metabolismo a trabalhar mais no processo digestivo, aumentando a queima de gordura e de calorias. Além disso, eles também podem aumentar a temperatura corporal, sendo responsáveis por um gasto energético de até 10%.
Os alimentos termogênicos podem auxiliar no emagrecimento, seja por promover a sensação de saciedade ou até mesmo por aumentar o gasto energético do organismo, como dito anteriormente. São aliados, mas não são milagrosos. O simples consumo desses itens que ajudam a emagrecer, sem adequação da alimentação, não vai fazer com que a pessoa tenha resultados satisfatórios, ou seja, de nada vale incluí-los na dieta e continuar comendo pratos repletos de gordura e açúcar.
QUAIS SÃO OS ALIMENTOS TERMOGÊNICOS
Quando falamos em emagrecimento, devemos consumir alimentos minimamente processados, frutas, verduras, legumes, raízes, cereais, grãos, oleaginosas, sementes, carnes e ovos, laticínios, gorduras saudáveis, ervas e especiarias. Os nutrientes encontrados nos alimentos termog6enicos trabalham em conjunto para o bom funcionamento do organismo.
Está curioso para saber que alimentos são esses? Vamos lá !
GENGIBRE
Este alimento participa diretamente no auxílio da perda de peso.
Através do gingerol, substância presente no gengibre, ocorre aumento do gasto calórico causado pela aceleração do metabolismo e estímulo da queima da gordura corporal.
Pode ser utilizado de diversas formas em nossa gastronomia, ralado como um tempero ou na forma de chás, sucos e caldos. O consumo recomendado para promover esse efeito é de 1 a 2cm ao dia.
CANELA
Por possuir um sabor e aroma bem característico, a canela não é um alimento fácil de consumir!
É considerada uma excelente carta na manga para afastar da dieta a vontade de doces, isso pelo fato dele melhorar a digestão, evitando que o açúcar fique alocado e se transforme em gordura no corpo. Portanto além de acelerar o metabolismo também auxilia na queima da gordura, por esse motivo é considerado um dos alimentos termogênicos mais completos que existem. O consumo de 2 colheres de café ao dia consumidos em frutas cozidas, sucos ou chás são suficientes para despertar esse efeito.
PIMENTA VERMELHA
A pimenta vermelha dos tipos Caiena, Dedo de Moça e Malagueta são ricas em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo, podendo aumentar em até 20% a atividade metabólica se ingerida regularmente. Possui ação antioxidante e por possuir propriedades estimulantes ajudam na desobstrução de artérias protegendo o coração.
É um alimento que deve ser consumido com moderação e cuidado por pessoas com problemas gástricos ou de hemorroidas.
Para se atingir o efeito desejado o consumo diário deve ser de 3 a 5g, sendo facilmente agregado às refeições em pratos quentes ou frios, geleias ou marinados.
CAFÉ e CHÁ VERDE
A cafeína é o composto comum tanto do café como no chá verde (em menor quantidade), é responsável por possuir propriedade estimulante, ajuda não só no fornecimento de energia para prática de atividade física, como também auxilia na queima de gorduras do tecido adiposo que é utilizado como substrato energético. Atua também diminuindo a fadiga muscular, melhorando o condicionamento físico.
Graças à ação das catequinas presentes no chá verde sua ação prolonga a termogênese.
Além dos efeitos já mencionados também possui ação diurética.
HIBISCO
O hibisco combate a retenção de líquidos e, portanto elimina toxinas presentes no corpo, age no bloqueio da produção de amilase, uma enzima que transforma o amido presente nos alimentos em açúcar, estimulando a queima de gordura corporal e possui propriedades laxativas por possuir alta concentração de fibras. Todos esses mecanismos tornam o hibisco uma boa fonte termogênica.
Com tantos efeitos colaterais os termogênicos precisam de muita atenção e cuidado antes de serem incluídos em sua alimentação. Se você possui problemas cardíacos, diabetes, ou se ainda possui dificuldade em dormir, é melhor evitá-los!
Consulte sempre um profissional especializado para consumi-lo com segurança! Procure seu Nutricionista!