REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

reeducação alimentar
Compartilhe !

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR X DIETA RESTRITIVA

 

Você sabe a diferença entre Reeducação alimentar ou Nutricional e as chamadas Dietas Restritivas ou Dietas da Moda?

 

Há muitas diferenças entre elas, mas a principal e de maior relevância é o resultado que elas proporcionam.

Para que se possa entender melhor, vou esclarecer alguns pontos que considero importante.

Na maioria das vezes buscamos dieta quando nos olhamos no espelho e não gostamos do que vemos. Ou mesmo quando algum profissional da saúde nos indica alguma intervenção nutricional para que seja obtido um melhor resultado em nosso tratamento.

 

O que fazer nessa hora?

 

Que linha seguir? Devo escolher a dieta que minha amiga disse dar certo, pois emagrece rápido? Aquela da internet que muitas pessoas dizem funcionar? Ou aquela que tem um resultado mais lento, porém duradouro?

Nesta hora é difícil, mas o que é preciso ter em mente é que dietas milagrosas não funcionam. Algumas até parecem dar resultado, e dão, mas esse resultado é ilusório, não tem um efeito duradouro. Logo o indesejado efeito sanfona aparece!

Embora seja mais demorada, a reeducação alimentar acaba sendo permanente. Ocorre uma mudança comportamental e consequentemente acabamos reeducando nosso metabolismo.

Ela é considerada um processo de aprendizado, conscientização e mudança de hábito alimentar de forma gradativa. Se isso não ocorrer, e a alimentação voltar como era antes, muito provavelmente, a pessoa retornará com as doenças, sinais e sintomas que apresentava anteriormente.

Outro ponto a ser esclarecido, é que para alcançarmos nosso objetivo, não precisamos necessariamente passar fome. Com uma combinação adequada de alimentos e horários conseguimos alcançar nossos objetivos de forma eficaz!

 

dieta

 

Uma restrição excessiva de calorias inevitavelmente nos leva a deficiência de vitaminas e minerais importantes para a manutenção e integridade dos nossos tecidos e consequentemente o bom funcionamento de nosso corpo.

Haja vista a necessidade desses nutrientes na sintetização e equilíbrio de hormônios, extremamente importantes, muitas vezes ligados à obesidade e seus transtornos, pois se transforma em substrato para a metabolização da própria gordura.

 

LEMBRE-SE:

 

Tudo na vida é equilíbrio, nem o excesso nem a falta de nada são considerados bom!

 

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

 

A boa reeducação alimentar é aquela que não te faz “sofrer”, que leva em consideração seus hábitos e sua realidade, mas obviamente dentro de um limite de respeito à ciência da nutrição. Claro que aquele que, por exemplo, abusa do açúcar, terá seu limite imposto e não continuará com o mesmo consumo só por ter esse hábito.

Uma questão importante a ser apontada é a diversidade em sua alimentação, pois diferentes alimentos, de distintas cores e espécies trazem uma grande gama de vitaminas e minerais ao seu dia.

 

qualidade de vida

 

Costumo dizer que, é necessário termos em mente que esse processo de transformação de estilo de vida não é fácil, já que está enraizado em nosso íntimo.

Por isso a FORÇA DE VONTADE e a PACIÊNCIA são muito importantes no processo de busca de uma melhor QUALIDADE DE VIDA.

Tome sua decisão, e construa seu próprio SUCESSO!

Posted on 25 de setembro de 2017 in Nutrição

Share the Story

About the Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Back to Top