VITAMINA D: 8 SINAIS DE CARÊNCIA

Compartilhe !

Conheça 8 sinais que podem indicar carência de Vitamina D

 

vitamina D é muito importante em nossa vida e sua deficiência está relacionada com a diminuição do desempenho físico, doenças neurológicas e cardiovasculares, doenças ósseas e até alguns tipos de câncer.

A forma ativa desta vitamina não está naturalmente presente no nosso organismo e sua diminuição pode acontecer por inúmeros fatores como dieta inadequada, estação do ano, localização geográfica de onde você mora, estilo de vida,  fototipo da sua pele e a sua idade (maior a idade, menor a taxa de vitamina D no seu corpo).

Fontes de Vitamina D

 

VITAMINA D E A PELE

 

Existem 3 fontes de vitamina D:

  1. produção endógena: produzida pelo nosso organismo, mediante absorção de radiação UVB do sol na pele.
  2. ingestão de alimentos que contenham vitamina D3 (colecalciferol), como óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, e alguns peixes de água salgada.
  3. por meio de ingestão de suplementos dietéticos contendo vitamina D.

 Síntese de Vitamina D

 

A síntese endógena de vitamina D, tem inicio com a exposição cutânea a radiação solar UVB. Este é o principal meio de acumulação desta vitamina no corpo humano.

Após a exposição a radiação UVB é formado na pele a pré – vitamina D3. Essa molécula é então convertida em colecalciferol, ou vitamina D3 e armazenada no interior dos adipócitos (células de gordura do nosso corpo). E, quando é necessário ao organismo ela entra na circulação para ser ainda modificada (hidroxilação) no fígado e rim.

 

Protetor Solar e Vitamina D

 

Existe uma sobreposição considerável entre os perfis de absorção da radiação Ultra Violeta dos protetores solares e o espectro de ação para a síntese de vitamina D.

Em tese o uso correto de protetores solares deveria reduzir significativamente os nívies da vitamina. No entanto isso não ocorre na prática, já que, como tem sido demostrado em vários estudos, os filtros solares raramente são aplicados corretamente, nas quantidades certas e com frequencia adequada.

Devido a esses fatores é improvável que o uso do protetor solar possa interferir na sua produção. Ainda assim o risco de deficiência pode ser eliminado com uma dieta balanceada associada a suplementação de vitamina D3 quando indicada

Recentemente, algumas pesquisas estão considerando esta vitamina muito importante para a prevenção de esclerose múltipla, doenças cardiovasculares, infecções bacterianas e ataques virais.

A principal fonte da vitamina D é o sol.

Por isso, os banhos de sol, em horários adequados e sem exageros, devem fazer parte de uma vida saudável.

Em países que têm condições de luz solar baixa durante alguns meses do ano, o organismo é incapaz de obter a sua quota adequada através da síntese natural.

Nesse período, suplementos de vitamina D3 podem ajudar para evitar a carência desta vitamina.

 

VITAMINA D

 

Sinais de carência de Vitamina D

Existem 8 sinais que são fortes indicativos de carência de dessa vitamina.

 

 1.Sudorese no couro cabeludo

Um dos sintomas mais comuns de deficiência de vitamina D é a transpiração excessiva no couro cabeludo.

 

2.Alergias

Pessoas alérgicas podem ter o quadro agravado quando estão carentes desta vitamina.

 

3.Depressão e mudança de humor frequente

Alguns estudos demonstraram  que mulheres com baixos níveis desta vitamina tendem a ficar deprimidas com mais facilidade.

vitamina D também pode influenciar a produção de serotonina. Que é um neurotransmissor liberado pelo sistema nervoso responsável por manter o nosso bem estar e bom humor.

 

4. Fraqueza muscular e Fragilidade de ossos

Perda ou diminuição da força e fratura de ossos com facilidade, por exemplo, após quedas não tão importantes, podem sugerir deficit desta vitamina.

 

5. Dor crônica

Dor corporal crônica sem causa aparente pode ser carência de vitamina D.

 

6.Saúde bucal prejudicada

Gengivite frequentes, sangramentos, acúmulo de placa e enfraquecimentos dos dentes pode indicar níveis baixos de vitamina D.

 

7.Hipertensão arterial

vitamina D mantem a saúde do coração, estimulando a circulação sanguínea.

Quando há uma deficiência dela, a pressão arterial tende a ficar mais alta e levar a quadros de hipertensão arterial.

 

8.Sonolência

Sua falta pode causar fadiga e sonolência.

A taxa de vitamina D pode ser medida através de um exame de sangue.

Se você apresentar qualquer um destes sinais ou sintomas seria importante saber como esta a sua vitamina. Com a reposição correta, os níveis voltam ao normal e os seus sintomas podem desaparecer.

Fique atento a sua saúde.

Posted on 16 de agosto de 2017 in Dermatologia, Nutrição

Share the Story

About the Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Back to Top