MANCHAS DE LIMÃO

mancha de limao
Compartilhe !

POR QUE O LIMÃO MANCHA A PELE

 

As lesões ou manchas ocasionadas pelo limão são chamadas de fitofotodermatites. Porém nem só o limão é o responsável por essas lesões.

As fitofotodermatites são manchas causadas por uma substância chamada furocumarina, que está presente em plantas ou frutas e que também, são usadas em alimentos, perfumes, aromatizantes e cosméticos do tipo bronzeadores. Por isso essas manchas podem ser causadas por outras substâncias além do limão.

 

COMO AS MANCHAS DE LIMÃO SE FORMAM

 

A furocumarina está presente no sumo e casca do limão e, entra em contato com a pele quando o indivíduo espreme a fruta no preparo de sucos e caipirinhas ou sobre um petisco. Essa substância penetra na pele não saindo somente com água.

A furocumarina em contato com a pele potencializa os efeitos do sol, que naturalmente já queima a epiderme desprotegida. O resultado instantâneo dessa reação (furocumarina + sol) é a ardência e a vermelhidão no local.

Se a quantidade de suco de limão for muito grande, a substância pode alcançar as camadas mais profundas da pele, como a derme, e causar lesões mais sérias. Nesses casos, é comum a formação de bolhas e a sensação de ardência e coceira, como se fosse uma queimadura.

A mancha se forma porque este processo, afeta as células da pele conhecidas como melanócitos (que estão na epiderme) e que ficam estimulados a produzirem mais e mais melanina (o pigmento que determina a cor de nossa pele). É dessa presença exagerada de melanina no local, que surge a mancha.

As manchas são acastanhadas de várias formas e tamanhos e ás vezes até com formação bizarras  que se instalam após as lesões avermelhadas ou avermelhadas com bolhas (muito semelhante a queimaduras).

Essas lesões vermelhas aparecem 24 a 48 horas após o contato com a sustância desencadeante na pele (no caso a furocumarina) seguida da exposição solar.

As manchas de limão podem durar de semanas a meses e muitas vezes, necessitam de tratamento com o especialista.

As regiões mais acometidas são preferencialmente as mãos (pelo ato de espremer laranja, limão, etc), colo, braços e a boca.

No caso de você estar na praia ou piscinas, permanecer debaixo do guarda sol traz uma noção errada de segurança. A radiação solar tem a capacidade de rebater na areia ou no cimento e voltar ao corpo, provocando inflamações nas áreas que estão com as gotículas de limão.

 

 

 

MUITO ALÉM DA CAIPIRINHA

Não é só o limão que podem desencadear esse tipo de mancha.  Outras substâncias e alimentos também podem levar a essas manchas.

Dentre os alimentos temos:

  • as frutas cítricas: tangerina, limão, lima, laranja, mexerica
  • morango,
  • caju,
  • figo,
  • cenoura,
  • arruda,
  • canela,
  • salsinha,
  • arnica,
  • aipo,
  • coentro,
  • ibisco.

Perfumes com o aroma de bergamota e medicações orais, como alguns antiinflamatórios, também podem ocasionar esse tipo de lesão.

 

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS MANCHAS DE LIMÃO

 

COMO SE PREVENIR

A melhor forma de evitar a formação desse tipo de mancha é a prevenção.

  • Em locais com exposição ao sol, evite o consumo de alimentos e bebidas que tenham o limão e todas as outras substâncias citadas.
  • Ao utilizá-lo, lave rigorosamente mãos e braços com água e sabão.
  • Sempre use protetor solar.
  • Evite o uso de perfumes se for ficar exposto ao sol.

TRATAMENTO

A mancha costuma sumir aos poucos dentro de algumas semanas. Se ela estiver incomodando, faça compressas geladas com água ou chá de camomila.

Capriche ainda mais na aplicação de filtro solar na área lesionada. Se a pele está desprotegida, a alteração cutânea se intensifica e pode se tornar irreversível.

Nas situações graves, quando há muita dor e bolhas, procure um serviço de emergência próximo. Não use pomadas sem orientação do médico.

Para diminuir a probabilidade de manchar a pele, uma consulta com o dermatologista é essencial.

 

PARA AS MANCHAS PERSISTENTES:

 

Algumas medidas temos sempre que seguir para termos sucesso com o tratamento:

1º Protetor solar

Use e abuse dele.

2º Ácidos

Em todas essas manchas usar ácidos específicos, pode melhorar e até fazer desaparecer a mancha. O ácido azeláico é a escolha perfeita para manchas pós inflamatórias e fitofotodermatites. Outras drogas, como ácido kójico, vitamina C, etc, incorporados em cosméticos ajudam e muito no tratamento.

3º Clareadores

Os clareadores aqui funcionam para não deixarem as manchas aumentarem e também para potencializar a ação dos ácidos.

4º Procedimentos Estéticos

Em praticamente todas essas manchas os procedimentos estéticos, como peelings ou lasers desde que feitos com associação de todas as outras medidas e específicos para a mancha em questão, são excelentes e na maioria das vezes resolve o problema.

Refrescante, cheio de vitamina C e saudável, o limão é uma boa pedida nas épocas quentes do ano. Mas seu uso próximo ao sol pode ser um perigo a sua pele. Cuidado !

Posted on 8 de agosto de 2017 in Curiosidades, Dermatologia

Share the Story

About the Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Back to Top