Por que você deveria gostar de abacate
Origem do Abacate
Há muita discussão quanto à origem do abacateiro, a mais provável é que seja o México onde ainda é encontrado em estado selvagem. Outros autores também consideram a América Central e o Norte da América do Sul como centros de origem.
O abacate é um alimento com muitas calorias, onde cerca de 1 xícara de chá apresenta 240 calorias, 22g de gorduras, 13g de carboidratos, 3g de proteínas e 10g de fibra, fibra essa que corresponde a 40% de toda recomendação diária.
Conseguimos perceber, portanto, que o abacate não é uma fruta de baixa carga calórica, mas o seu diferencial está na composição de suas gorduras. Quase 70% das gorduras encontradas no abacate são monoinsaturadas, a maioria de ácido oleico, e o restante é composto por gorduras poli-insaturadas (ômega-6 e ômega-3) e saturadas (ácido palmítico).
Por toda essa composição, ele é um alimento capaz de garantir a saciedade, ajudando, portanto, no controle da obesidade.
Mas cuidado!
Para que consigamos obter tal benefício é necessário um cuidado especial quanto à quantidade consumida e associação com demais alimentos, pois por ser calórico o consumo exagerado acaba não sendo bem visto, assim como a associação com leite, leite condensado e açúcar que acabam sendo utilizados equivocadamente.
BENEFÍCIOS DO ABACATE
Um alimento deste não pode ser subestimado somente ao controle de saciedade, ele possui alguns outros benefícios que gosto de enfatizar:
- Rico em vitamina E, portanto, capaz de reduzir esteatose hepática (gordura no fígado) agindo como um desintoxicante deste órgão,
- Aumenta a disposição por fornecer energia abundante,
- Diminui a concentração de triglicerídeos por possuir gorduras monoinsaturadas auxiliando na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares,
- Reduz colesterol total e LDL, assim como aumenta o HDL considerado como bom colesterol agindo na proteção das artérias,
- Possui Glutationa, um poderoso antioxidante atuante como protetor celular, evitando o envelhecimento precoce,
- É rico em ferro, que por ajudar na formação de hemácias combate a anemia tanto em gestantes como em lactantes,
- Potássio, sendo um excelente repositor eletrolítico,
- Abundante em magnésio que é essencial à vida, ajuda no metabolismo da glicose e a nutrir os nervos e o cérebro,
- Rico também em cálcio que tem como principal função o combate a osteoporose,
- Possui fósforo, que junto ao cálcio ajuda na mineralização dos ossos e nos neurônios, melhorando o raciocínio e evitando a fadiga mental,
- O abacate age contra a prisão de ventre e outros problemas digestivos.
Receitas com Abacate
Diante de tantos benefícios fica a dica de algumas receitas interessantes para incentivar o consumo desta fruta:
1 – Suco de abacate
- ¼ de abacate
- suco de um limão
- 250 ml de água
- açúcar e gelo
- Modo de preparo do suco:
Bata a polpa do abacate junto com a água e o suco de limão. Adoce a gosto e sirva com os cubos de gelo.
2 – Mousse de abacate com cacau
Ingredientes: 1/2 abacate; 2 colheres (sobremesa) de cacau em pó; 2 colheres (sobremesa) de coco ralado; 1 colher (sopa) de agave.
Se quiser deixar mais mole, acrescente 2 colheres de leite de coco (light ou caseiro) e pode acrescentar 2 colheres de sobremesa de coco ralado.
Modo de fazer: Liquidificar e levar a geladeira.
O abacate pode te ajudar em muitas coisas, além de ser delicioso. Procure um nutricionista para que ele possa auxiliá-lo !